quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Prefeito Iris Rezende passa por cirurgia e retira vesícula

Após ter sido internado no final de semana com fortes dores abdominais e náuseas, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), passou por uma vídeolaparoscopia na madrugada de ontem para desobstrução de uma suboclusão intestinal e retirada da vesícula. A repercussão sobre o estado de saúde de Iris, tido como possível candidato a governador em 2010, fez aliados se apressarem para minimizar o impacto político da cirurgia.

Lideranças do PMDB garantem que, apesar do susto, ele continua no páreo para disputar o governo do Estado. Ontem os médicos acalmaram os ânimos afirmando que o prefeito se recupera bem e deve ter alta até sábado.

Em entrevista coletiva na porta do Instituo de Neurologia de Goiânia, onde Iris está internado, o gastroenterologista Hélio Moreira, que acompanhou a cirurgia – o procedimento foi realizado pelo cirurgião Áureo Ludovico – garantiu que o procedimento foi um sucesso e que o peemedebista passa bem.

“O prefeito está apresentando uma recuperação extraordinária. Já está andando no quarto e deve voltar a se alimentar até amanhã (hoje). Creio que dentro de no máximo dez dias ele poderá retomar todas suas atividades normalmente”, disse Moreira.

O peemedebista havia sido internado na noite de domingo com fortes dores abdominais e vomitando muito, sintomas que os médicos diagnosticaram como fruto de uma suboclusão intestinal. Iris permaneceu no hospital tomando soro e medicamentos até as 14 horas de segunda-feira.

No dia seguinte, o prefeito deu expediente em seu gabinete durante a manhã, mas à tarde voltou a passar mal. Após se reunir com familiares e médicos, decidiu no início da noite se internar para fazer a cirurgia, realizada no decorrer da madrugada.