Durante o aniversário de 75 anos do prefeito Iris Rezende (PMDB), comemorado ontem, o presidente nacional do PT, deputado federal Ricardo Berzoini, defendeu que o caminho natural de seu partido em Goiás é seguir o projeto político de Iris em 2010. O peemedebista, por sua vez, garantiu que conserva o vigor para concorrer ao governo do Estado nas próximas eleições.
“Queremos estar junto com Iris, seja com a candidatura dele, seja com quem ele apoiar. Nós achamos que aqui em Goiás a parceria entre PT e PMDB tem tudo para dar certo e trazer para o Estado o que o Brasil está vivenciando em termos de crescimento e distribuição de renda”, afirmou o petista logo após chegar à fazenda do prefeito, em Guapó.
Embora evite afirmar que tem projeto eleitoral para 2010, Iris fez questão de ressaltar que está preparado para disputar o governo do Estado. “Não vejo quase diferença nenhuma de hoje para quando eu disputava a primeira vez o governo de Goiás. O vigor é o mesmo e com muito mais experiência”, disse.
“Essa eleição para prefeito agora foi a mais fácil da minha vida. A gente com o tempo vai aprendendo a medir inclusive a necessidade de um trabalho mais intenso ou menos intenso”, ressaltou.
Antes, no entanto, afirmou que, por enquanto, não quer discutir a possibilidade. “Estou muito determinado a realizar um grande trabalho a partir do dia 1º (de janeiro). Daqui até 2010 são quase dois anos. Temos tempo para pensar, nos estruturar e decidir o que será melhor”, disse.
Iris aproveitou para criticar os adversários, que, segundo ele, estão tentando antecipar o debate eleitoral. “Estou impressionado com a pressa que alguns se manifestam a respeito disso. Não sei se é porque estou com responsabilidade administrativa nas mãos e uma antecipação de campanha traria maiores dificuldades, ou se é porque realmente nossos concorrentes estão afoitos nesta hora. Mas, para mim, tudo tem seu tempo.”
Preferência
Lideranças aliadas ao PT e até da oposição afirmam que o presidente Lula nutre o desejo de que Iris dispute o governo de Goiás em 2010. Acredita, dizem interlocutores, que o prefeito seria o nome mais consistente para unir sua base no Estado e enfrentar uma provável candidatura do senador Marconi Perillo (PSDB).
Berzoini admitiu que o peemedebista é hoje o nome que desponta na preferência do presidente, mas evitou antecipar as discussões sobre 2010. “O prefeito Iris sempre mostrou carinho, compromisso e proximidade com o presidente Lula e o PT reconhece isso. Tanto que lutei pessoalmente para que estivéssemos aliados na eleição municipal”, disse.
Enquanto lideranças nacionais do PMDB ameaçam debandar da base de Lula para se aproximarem do PSDB, Berzoini fez questão de elogiar a aliança firmada em Goiânia. Disse que, apesar das dissidências, que classificou como “naturais”, a parceria serve de “exemplo” para o país.
“A aliança que o PT fez com o PMDB em Goiânia representa aquilo que queremos para o Brasil: os dois partidos juntos para continuar mudando o país e eleger o sucessor do presidente Lula”, afirmou. No PT goiano, uma ala capitaneada pelo deputado federal Pedro Wilson resiste em embarcar no projeto peemedebista e já defende candidatura própria em 2010.