sexta-feira, 7 de março de 2008

Prefeito pela segunda vez


Eleito pela segunda vez para a Prefeitura de Goiânia, Iris Rezende Machado tomou posse no dia 1º de janeiro de 2005, para cumprir um mandato de quatro anos. Em 50 anos de carreira pública e 71 anos de vida, ele foi vereador e presidente da Câmara Municipal nos anos 1950, deputado estadual e prefeito de Goiânia, nos anos 1960. Cassado pela ditadura militar, Íris abraçou a advocacia, atuando em júris pelo interior do Estado, retornando à política no início da década de 1980, logo após a anistia política. Candidato a governador do Estado, foi eleito com ampla maioria de votos em 1982.
Iris administrou Goiás de 1983 a 1986, quando deixou o governo para assumir o Ministério da Agricultura. Novamente eleito para o governo do Estado em 1992, deixou o cargo antes do término do mandato para concorrer ao Senado Federal. Como senador, teve atuação marcante, tanto que foi convidado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso para o Ministério da Justiça, cargo que ocupou até 1998, quando concorreu novamente ao governo de Goiás. Foi candidato à Presidência da República, derrotado na convenção nacional do PMDB, que escolheu o então deputado Ulisses Guimarães, em 1989.
Idealizador dos mutirões, projeto que garante dar continuidade na nova administração, Iris visitou vários países quando esteve à frente da Prefeitura e do Governo do Estado para falar sobre o trabalho realizado com a ajuda da população. Em 1982, esteve em Londres a convite da London School of Economics e Political Science para falar sobre aspectos da administração municipal, especialmente o mutirão, que despertou o interesse de muitos governos. Fez viagens de estudos e observações a Israel, Egito, China e Japão a convite dos respectivos governos e viajou por todo País quando esteve à frente dos Ministérios da Agricultura e da Justiça.
Homem de hábitos simples, Iris Rezende dedica a maior parte do seu tempo à política. Não foi à toa que por diversas vezes foi eleito Político do Ano e recebeu os mais importantes diplomas, comendas, medalhas e títulos de cidadania de praticamente todos os municípios de Goiás e Tocantins. Profundo conhecedor dos aspectos econômicos e sociais do Estado, ele proferiu conferências, palestras e discursos em encontros nacionais e internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário