sábado, 18 de abril de 2009

PMDB define Iris Rezende como candidato ao Governo do Estado em 2010

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), foi tratado como o candidato de consenso dos peemedebistas para a disputa pelo Palácio das Esmeraldas, no ano que vem, durante encontro do partido realizado ontem em Goiatuba. Apesar de dividida sobre a postura em relação à administração de Alcides Rodrigues (PP), a legenda demonstrou afinação nas críticas ao sucessor do pepista, o atualmente senador Marconi Perillo (PSDB).

As lideranças peemedebistas também reforçaram o discurso da necessidade de construção de uma grande aliança na disputa para o governo estadual, que tem no PT o alvo preferencial. Em 2006, o então senador Maguito Vilela, hoje prefeito de Aparecida, disputou as prévias do partido contra o então prefeito de Catalão, Adib Elias, e, apesar do favoritismo, perdeu a disputa para a Alcides. O insucesso na formação da aliança com o PT, entre outros fatores, foi apontado como uma das causas da derrota.

Desta vez, Adib, que atualmente preside o PMDB regional, fez questão de excluir, pelo menos no discurso, qualquer possibilidade de ser candidato ao governo. “Política tem fila. E o maior sonho que tenho é ver Iris de volta ao governo do Estado”, disse.

Tempo Novo
As críticas a Marconi, autor do bordão do Tempo Novo, foram desferidas com a exibição de um vídeo, na reta final da reunião. Adib exibiu a gravação, com cenas de obras que, segundo o presidente do partido, teriam sido “abandonadas pelo Tempo Novo”. O vídeo também mostrou imagens de rodovias do Estado em mau estado de conservação. Foram, ao todo, 12 minutos de exibição.

Mas, assim como fez o presidente regional da legenda, a maior parte das autoridades presentes aproveitou o primeiro grande encontro do PMDB este ano para declarar apoio irrestrito à candidatura do prefeito de Goiânia ao governo do Estado. “A causa que move o PMDB hoje é a candidatura de Iris ao governo”, disse o deputado estadual Thiago Peixoto, maior crítico de Alcides na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Romilton Morais fez uma comparação com o passado político de Iris. “Goiânia terá que ceder novamente o senhor ao governo estadual”, disse.

Já Iris evitou falar sobre o assunto e ressaltou que ainda não há definição em relação à sua candidatura. “Não é o momento de escolher candidato. Estamos a um ano e meio das eleições. Amanhã, se Goiânia e o povo decidirem que sou o melhor nome, estarei pronto”, disse o prefeito da capital.

Mesmo sem assumir a candidatura ao governo, Iris deu sinais de que a caminhada ao Palácio das Esmeraldas já começou para o PMDB. Ele sugeriu a Adib que seja constituída, imediatamente, uma comissão com técnicos e especialistas em diversas áreas para preparar o plano de governo da legenda para o ano que vem. “O boi está no buraco e não podemos descansar, nem nos acomodar”, disse Iris, que fez questão de lembrar que esta foi a terceira vez que saiu da capital para evento político desde que assumiu a Prefeitura, em janeiro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário