sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Zoológico de Goiânia (GO) é fechado após mortes de animais

A direção do zoológico de Goiânia (GO) decidiu – em pleno mês de férias – suspender por tempo indeterminado as visitas ao local a partir desta terça-feira (21), após reunião com técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis em Goiás (Ibama-GO). A intenção é averiguar o estado de saúde dos mais de 600 animais existentes no plantel do parque e acabar com os supostos boatos que surgiram após a morte de sete animais desde o começo do ano.

A administração do zoo estipulou um prazo de 30 a 45 dias para os exames nos animais, mas o Ibama acredita que esse prazo seja maior, devido ao grande número de animais a serem examinados. “É claro que não serão todos os 600, em alguns recintos o zoológico poderá fazer exames por amostragem, mas isso leva tempo”, disse o responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama-GO, Léo Caetano. Ainda segundo ele, algumas pessoas procuraram o órgão para se queixarem das mortes e pedir uma investigação sobre como os bichos estão sendo tratados no local.

“Não achamos nenhum indício de maus-tratos ou de alimentação inadequada. E os laudos apresentados não indicaram nenhuma irregularidade por parte do tratamento que eles recebiam no zoológico. Então o Ibama e o zoológico decidiram por uma averiguação nos outros animais até como uma forma de tentar prevenir novas mortes e acabar com novos boatos”, disse Caetano.

O diretor do zoológico, Raphael Cupertino, admite que a decisão de suspender as visitas no mês de férias é ruim para os visitantes, já que estamos em um período de férias escolares, mas diz que, para os animais, é o melhor momento. “Os meses de férias são os mais estressantes para os animais. É também o período que o parque é mais degradado, com o acúmulo de lixo nos recintos. Só para ter uma idéia, no último domingo mais de 4 mil pessoas nos visitaram. Então agora vamos examinar os animais e dar uma revitalizada nos recintos dos animais”, disse Cupertino.

Desde janeiro, morreram no zôo um leão, uma onça-pintada, dois hipopótamos, um tamanduá, uma girafa e um jacaré-açú. Este último morreu na manhã de domingo. “Não dá para dizer que existe algo ligando estas mortes. O jacaré, por exemplo, encontraram um anzol no estômago dele, que foi parar ali antes de ele chegar no parque”, disse Caetano. O animal havia sido capturados por pescadores em uma represa de Itapaci (GO) e depois resgatado pelo Ibama.

Em junho, uma girafa apreendida em um circo morreu devido a um choque hipovolêmico causado a partir de uma anemia crônica. “O leão teve um tumor no fígado, um hipopótamo sofreu uma infecção generalizada e assim foram as outras mortes, não estão relacionados”, disse Caetano. A onça-pintada morreu durante uma anestesia feita durante um exame de rotina, o tamanduá também morreu devido um tumor e o segundo hipopótamo parou de se alimentar após a morte do primeiro.

“O que agrava a situação é que são todos animais selvagens, que não podem demonstrar que estão doentes por uma questão de sobrevivência. Então quando aparece algum sintoma visível, é porque estão morrendo. Por isso os exames”, explicou Cupertino. Os exames de sangue e de fezes devem ser feitos pela Universidade Federal de Goiás (UFG). “Se houver necessidade, faremos outros, como raio X”, disse o diretor do Zoo.

Nota da redação: Não bastou a violência de estarem confinados, os animais agora são vítimas, também, do descaso em todos os sentidos. Uma vergonha que um lugar como esse (um centro de confinamento e maus-tratos– um verdadeiro show de tortura aberto ao público) ainda seja permitido de funcionar.


Um comentário:

  1. Realmente eu nunca vi na história desse país um lado tão desumano em toda vida a ponto de vários animais de especies raras pagarem um preço tão caro por irresponsabilidade administrativo. Ainda que construissemos mutirões e mutirões, não valeria um vintem por uma de animal irracional indefesos.
    O Ser humano sim é um animal que raciocina, mas não pensa no seu proximo. Goiânia hoje é conhecida pelos maiores homicidios e assassinatos de animais no zoologico em massa, tudo na epoca do Pastor Iris Resende. Zoologico esse que serviria para ensinar as crianças de uma educação ambiental, destruirão sonhos. Para que tanto curso superior, ser advogado, ser governador, basta somente amar, coisa que se passaram 20 anos de vida pública e nada.

    ResponderExcluir